Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Like A Man

Like A Man

Ligada à corrente

Harley-Davidson LiveWire™ (5).jpg

 

Segundo os especialistas, estaremos a viver a maior transformação do mercado motorizado, quem sabe desde a invenção do próprio automóvel. A alternativa real aos motores de combustão está a acontecer. Daí a perspectivar a condução de uma Harley Davidson eléctrica vai uma distância… aparentemente curta.

 

Sim, é já para o final deste ano que está anunciado o lançamento da primeira moto eléctrica da marca americana, que até já tem nome: “LIVEWIRE”. Um nome que, numa tradução livre, significará algo como “Fio Vivo”. E bem viva será esta aposta da Harley Davidson para um mercado que se perspectiva em ebulição, ou melhor dizendo, ligado à corrente, de tantas novidades que se anunciam por aí. Mas esta é bem real e já pode ser vista aqui.

 

Harley-Davidson LiveWire™ (1).jpg

 

É estranho, muito estranho, pensarmos numa Harley Davidson eléctrica mas - hey! - não há aqui velhos, muito menos do Restelo. E estou longe de ser um purista. Acredito na evolução das coisas, e se há caminho que temos de percorrer é o de tornar a mobilidade mais sustentável, sobretudo quanto temos mercados como o Americano que é conhecido pelas suas motos grande, potentes e, claro, poluentes.

 

É, por isso, curioso este sinal da HD, que faz desta LiveWire uma digna representante do futuro da marca, trazendo para o motociclista atual propulsão elétrica de alto desempenho, um design que impressiona e uma conectividade nunca vista. Primeira de um novo portfólio de motos que oferece uma experiência totalmente nova em duas rodas, a LiveWire promete oferecer uma aceleração emocionante com um manuseio ágil, associada a materiais e acabamentos premium e um conjunto completo de ajudas e interfaces eletrónicos para uma experiência completamente conectada.

 

Harley-Davidson LiveWire™ (2).jpg

 

A ideia é simples: se a performance irá proporcionar uma condução emocionante para motociclistas experientes, o seu design sem embraiagem irá apelar aos novos condutores, tornando a experiência mais fácil do que nunca. Veremos se resulta, sobretudo para os purista da marca, ou fanáticos disto de “ser motard”. Eu, que não sou nem uma coisa nem outra, fiquei bastante curioso para experimentar esta Harley Davidson LiveWire.

 

Falta muito para o futuro?


Para os interessados (ou curiosos), fiquem com a informação fornecida pela marca:

Uma completamente nova experiência de condução com a icónica potência da Harley-Davidson

Acessível a novos motociclistas e uma emoção para motociclistas experientes, a LiveWire™ é a combinação perfeita de potência, performance e tecnologia. As características incluem:

 

  • Aceleração incrível: Dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos. O binário instantâneo fornecido pelo motor elétrico H-D Revelation™ pode produzir 100% do seu valor nominal no momento em que se roda o acelerador e 100% desse binário está sempre disponível.

 

  • Twist-and-go - Facilidade de utilização: A energia elétrica não requer embraiagem nem troca de velocidades, simplificando enormemente a condução para novos condutores. Todos os condutores apreciarão o efeito de travagem com modo de regeneração de energia, uma vez que adiciona carga à bateria, especialmente em trânsito urbano intermitente.

 

  • Serviço H-D™ Connect: A LiveWire está equipada com H-D™ Connect, que conecta os motociclistas com as suas motos por meio de uma “LTE-enabled Telematics Control Unit” em conjunto com serviços de conectividade e cloud utilizando a versão mais recente da Harley-Davidson™ App. Essa tecnologia faz da LiveWire a primeira moto elétrica “mass-market” Norte-Americana conectada com uma rede móvel. Com o H-D Connect, os dados são coletados e transferidos para a app para fornecer informações no smartphone do condutor sobre:

 

    • Status da Moto: As informações disponíveis através do H-D Connect incluem o status da carga da bateria e a autonomia disponível em qualquer local onde haja sinal suficiente disponível. Isso permite que o condutor verifique remotamente o status da carga, incluindo o nível de carga e o tempo até à conclusão. Os condutores poderão localizar uma estação de carregamento com facilidade graças a um sistema de localização integrado no aplicativo H-D.

 

    • Alertas e localização do veículo: O H-D Connect indica a localização da LiveWire estacionada e os alertas podem ser enviados para o smartphone do motociclista se a moto for mexida ou movida. O rastreamento de veículos roubados com GPS proporciona tranquilidade para que a localização da moto possa ser rastreada (requer assistência das forças de segurança. Disponível em mercados selecionados).

 

    • Lembretes e notificações de revisão: Lembretes sobre a próxima revisão e outras notificações de manutenção do veículo serão fornecidos ao motociclista por meio da H-D App. Além disso, os condutores receberão lembretes de revisão automatizados.

 

●    Desempenho e alcance otimizados para o motociclista urbano: Com uma autonomia estimada de 185 km em vias urbanas com uma única carga.

 

●    Manuseio e controle: O chassis da LiveWire foi projetado para proporcionar manuseio ágil para controle confiante nas ruas urbanas e uma condução emocionante em estradas com curvas. O motor H-D Revelation™ encontra-se na parte inferior da moto para reduzir o centro de gravidade e ajudar ao bom manuseamento da moto em todas as velocidades e tornar mais fácil o controle quando se para. A moto também possui tecnologia premium – O Electronic Chassis Control é de série e possui um Anti-lock Braking System e Controlo de Tração “cornering-enhanced”. Os sistemas são totalmente eletrónicos e utilizam a mais recente unidade de medição inercial e tecnologia de sensor ABS.

 

● Novo som característico diferenciado da Harley-Davidson, vibração mínima: A LiveWire apresenta o motor eléctrico H-D Revelation ™, que produz vibração, calor e ruído mínimos e que por isso aumenta o conforto do condutor. O modelo LiveWire foi projetado para produzir um novo som característico Harley-Davidson, conforme acelera e ganha velocidade; este novo som futurista representa a potência elétrica suave da LiveWire.

 

Do projeto LiveWire ™ à moto LiveWire

A visão por trás da moto LiveWire começou com o Project LiveWire, revelado como um protótipo em 2014. Por meio de um “demo program” itinerante, o Project LiveWire deu aos potenciais clientes a oportunidade de fornecer feedback sobre o que eles gostariam de ter numa verdadeira moto elétrica Harley-Davidson e dar forma à evolução da moto de acordo com a abordagem liderada pelos clientes da Motor Company. A resposta foi muito entusiástica - e a moto de produção LiveWire incorpora o conhecimento adquirido com o desenvolvimento dos protótipos, o feedback das demos dos clientes, o progresso do design na Harley-Davidson e a mais avançada tecnologia.

 

A LiveWire estará à venda em 2019 e terá um preço PVPR de 34.500€

 

Harley-Davidson LiveWire™ (4).jpg

Harley-Davidson LiveWire™ (7).jpg