Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Like A Man

02
Mai17

O novo menu cervejeiro do Bairro do Avillez


Filipe Gil

Bairro do Avillez_Cerveja Super Bock 1927_

É uma das grandes tendências que se está a implementar de vez em Portugal: foodparing com cerveja. O que é isso do foodparing? É nem mais nem menos que harmonizar da melhor forma possível sabores, neste caso com uma bebida, a cerveja. Algo que se faz já há algum tempo com o vinho, o que é natural num país como Portugal, mas que começa a fazer-se com cerveja. 

 

O advento das cervejas artesanais tem ajudado a uma relação diferente com a cerveja e a comida. E a pensar nisso, o chef José Avillez, em parceria com a Super Bock, criou um menu cervejeiro com base nas várias cervejas da Selecção 1927. Fomos experimentar e contamos tudo:

 

Bairro do Avillez, sábado. Cheio.
Ouvia-se francês, espanhol e italiano com a mesma regularidade do português. O sitio é fantástico. Acolhedor, moderno com raízes na cultura portuguesa. Tudo faz sentido, tudo está na nossa memória bem portuguesa, o que torna o espaço bastante confortável. E tudo deve ser bem original para quem vem de fora. Mas passemos à comida:

 

Sentamo-nos no espaço Cantina (o bairro do Avillez tem vários espaços com vários ambientes) e pedimos o menu cervejeiro, recentemente criado pelo chef Avillez para a harmonização com as várias cervejas da Selecção 1927.

 

As entradas

Poucos minutos depois de nos instalarmos, e de eu tentar dividir o espaço contíguo com um estrangeiro de quase 3 metros, chega à mesa uma Czech Golden Lager, cerveja do estilo lager, como o próprio nome indica (se querem saber mais sobre estilos de cerveja leiam aqui). A cerveja veio acompanhada de fantástico Queijo da Ilha a que se seguiram croquetes de novilho com e um fantástico Ceviche de Tremoços. Brilhante. Fez-me esquecer as costas do francês – que simpaticamente se ajeitou e me pediu desculpas. Obrigado Éder!

 Ceviche de tremoços Like a Man

 

Os pratos

De seguida, chega à mesa, devidamente apresentado pelo empregado, uma cerveja de trigo. Daquelas que são claras e turvas. É uma Bavaria Weiss (considerada uma das melhores cervejas para se começar a entrar no “mundo” da cerveja artesanal). A cerveja é acompanhada por um prego de bife de atum. Sinceramente, não vejo outra cerveja melhor para harmonizar com este prato.Na minha opinião, o melhor prato de todos. É divinal, no ponto, com os ingredientes certos. Repetia a dose. Mas felizmente não o fiz porque o que se seguiu fez parelha com este atum.

 

Bairro do Avillez Super Bock 1927 Like A Man.jpeg

Like A Man Menu Cervejeiro

 

E claro, não podia faltar o bacalhau. O segundo prato é um bacalhau com broa e chouriço com creme de cebolada, acompanhada com uma Bengal Amber IPA. A denominação IPA é para Indian Pale Ale e é um estádio avançado para quem gosta de cerveja artesanal e está habituado a cervejas diferentes, mais amargas devido ao sabor intenso do lúpulo. Mas curiosamente, quando acompanhado por este bacalhau, torna-se fácil beber. Comprovei isso com a minha companhia, que não aprecia muito cerveja demasiado lupulada mas que pela primeira vez lhe fez sentido aquele sabor. E eu marquei pontos! Obrigado Chef Avillez!

 

Bairro do Avillez Like A Man.jpeg

 

Logo de seguida, e quando já estamos satisfeitos, ainda vêm para a mesa lagartos de porco preto fantasticamente seleccionados. Isto de comer cozinha de Chef é mesmo outra coisa. E vale cada euro! As tiras de porco vieram acompanhadas por umas fantásticas batatas fritas às quais não consegui dar a devida atenção. Três cervejas e três pratos já começavam a fazer mossa, mas da boa!

Bairro do Avillez Super Bock Like A Man

 

Last, but not least: a sobremesa.

Por fim, vem o Bolo de Chocolate do Bairro do Avillez acompanhado por uma Munich Dunkel – cerveja mais escura que pede mesmo uma sobremesa. O bolo é sólido e líquido e é difícil classificar em linhas a explosão de sabor que nos dá. Acompanhado pela cerveja certa é o final perfeito para uma refeição deste menu cervejeiro (que obrigatoriamente tem de ser para duas pessoas). Saímos do Bairro do Avillez satisfeitos e com a ideia que estivemos a participar numa série do Anthony Bourdain - pela comida e pela certeza de que a cerveja vai passar a estar mais vezes à mesa lá de casa.

 

Bairro do Avillez, Bolo de Chocolate Like A Man.jp

De acordo com a comunicação desta harmoniosa invenção gastronómica, o menu está disponível até ao dia 12 de maio, contudo, perguntámos aos empregados como estava a correr e eles dizem que está a ter muita saída e que estão a ponderar continuar depois da data. Pelo sim, pelo não, se fosse a vocês ia lá provar. Com um amigo ou com a cara metade. Não se vão arrepender.

 

2 comentários

Comentar post

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.