Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Like A Man

19
Dez17

A depressão masculina na época natalícia. Sim, ela existe.


LiAM

sadman2.jpg

De acordo com um estudo elaborado pela Samaritans, uma ONG britânica, metade dos homens admite sentir-se deprimido ou triste durante a época do Natal.  Os especialistas sugerem que a solidão, a insegurança, a perda de entes queridos, as lembranças de infância e a falta de bom convívio familiar, são os principais motivos para essa vulnerabilidade, onde os homens assumem um lugar de destaque.

 

Mas não se pense que são apenas os homens. Em 2016 os portugueses consumiram quase 11.8 milhões de medicamentos para combater a depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental. Com a chegada do mês de dezembro, período onde existe uma maior tendência ao isolamento e, onde as dificuldades financeiras se realçam, esta condição pode agravar-se.

 

Mas há truques para dar volta a isto, leiam o resto:

 

 

 

1463166034407.jpg

 

1)      Fazer mais exercício: a prática de actividades físicas liberta serotonina, a enzima da felicidade e prazer.

 

2)      Acupuntura: cada vez mais existe um recurso às terapêuticas tradicionais como esta. De acordo com um estudo da Universidade de Hong Kong publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, a acupuntura reduziu mais rápida e eficazmente os sintomas depressivos comparativamente com a administração de fluoxetina – um celebre fármaco.

 

3)      Contrarie os maus hábitos: O corpo leva quase um mês a deixar um hábito, seja uma rotina de sedentarismo, uma alimentação com níveis altos de açúcar, ou mesmo o isolamento. Inscreva-se num novo hobbie, faça caminhadas ou até voluntariado.

 

4)      Evite locais de confusão: mantenha-se longe de tudo o que pode despoletar uma maior crise de ansiedade, em vez disso, procure criar os seus próprios presentes de natal em casa ou compre online.

 

5)  Repense a sua alimentação: O seu estado emocional também é influenciado pela alimentação. Ao escolher os ingredientes e nutrientes adequados, poderá estimular a produção de serotonina, dopamina ou noradrenalina, que funcionam como tranquilizantes naturais que podem motivar a boa disposição e energia. Salmão, atum, leguminosas e frutas no geral podem fazer parte deste plano.


Estes são alguns dos conselhos que Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa nos deixa. Caso para dizer que não custa tentar contrariar algumas coisas que não estão bem. A depressão não é brincadeira, tratar dela é de homem!

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.